Para algumas pessoas, a ideia de banho frio não parece ser muito prazerosa, mas especialistas garantem que a imersão na água gelada tem uma série de vantagens, não só físicas, como emocionais. Os benefícios da prática podem ser conquistados além do chuveiro, bem como no mar, lago, cachoeira e outras opções.
+ 9 dicas para ter unhas grandes e fortes
+ Especialistas esclarecem dúvidas sobre o corpo feminino na hora do sexo
Com base em informações da revista “Women’s Health”, o banho frio ajuda a eliminar toxinas, reduzir a inflamação e estimular os sistemas imunológico e circulatório. Quando se trata de saúde emocional, a prática pode oferecer efeitos semelhantes aos de um exercício físico de alta performance.
A água fria pode ser uma aliada ao estímulo de dopamina (hormônio da felicidade) e, consequentemente, potencializar a sensação de bem-estar, proporcionar mais energia e aumentar a autoconfiança. Além disso, quando a imersão é feita na natureza, favorece o relaxamento e a tranquilidade.
Especialistas indicam passar pelo menos 3 minutos no banho de água fria pela manhã. Para conseguir praticar e conquistar os benefícios, é necessário se habituar a situação e isso requer um passo a passo; veja:
Começar devagar
Começar devagar é essencial. A primeira dica é iniciar em casa, diminuindo gradualmente a temperatura do chuveiro. Quando começar a sentir a água fria, respire fundo algumas vezes e relaxe. Com o passar dos dias, potencialize a temperatura e aumente seu tempo de imersão. Logo, estará adaptada.
Inclua na rotina
Coloque esse hábito como parte de sua rotina e procure o fazer sempre no local que mais te satisfaz (chuveiro, piscina, rio, mar, entre outros). Caso não queira ou não consiga fazer diariamente, estabeleça metas semanais ou mensais.
Persista
A princípio, não é fácil e nem prazeroso. Persistir é o segredo para conseguir se beneficiar dessa prática e sair da zona de conforto.